Os laudos, programas e auditorias tem como objetivo subsidiar informações de relevância no ambiente de trabalho para que as empresas possam adotar medidas de controle adequadas aos riscos existentes, garantir o atendimento das obrigações aplicáveis, além de fornecer informações para uma boa gestão de saúde e segurança ocupacional, evitando acidentes, multas e indenizações.
AET - Analise Ergonômica do Trabalho
PCA - Programa de Conservação Auditiva
PPR - Programa de Proteção Respiratória
LIP - Laudo de Insalubridade e Periculosidade
PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos
LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho
As avaliações são realizadas no ambiente de trabalho com o objetivo de identificar os agentes existentes no local, capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores, sendo classificados em: Riscos Físicos, Riscos Químicos e Riscos Biológicos.
Esses agentes ambientais são avaliados e quantificados conforme metodologia específica para cada tipo de agente. As avaliações ambientais são de extrema importância para subsidiar os programas de prevenção (LTCAT, PGR, PPR, PCA, PPP).
A visita técnica de segurança do trabalho é um serviço realizado por profissionais qualificados na área de segurança do trabalho. Ela consiste em uma inspeção presencial nas instalações da empresa, com o objetivo de identificar e avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho.